Falta para meu peso ideal

falta para a segunda meta


quinta-feira, 29 de março de 2012

Dicas de Beleza: Fazer as unhas sem tirar as cutículas....

Meninas ultimamente tenho visto esse assunto em maior evidência na internet, fiquei curiosa sobre o assunto e resolvi pesquisar pra vocês. O resultado esta nessa mega postagem, mas que vale a pena confeirir.

Tirar ou não as cutículas? Eis a questão, com prós e contras.


Hábito comum no Brasil, tirar a cutícula pode comprometer a saúde e a estética da mulher. Isso porque a cutícula tem importante função de proteger a unha da entrada de microrganismos e produtos químicos. Removê-la completamente pode causar infecções e até distrofias -distorção no formato da unha.

Algumas manicures acreditam que tirar a cutícula dá um acabamento mais bonito na hora de passar o esmalte. Nem todas, porém, concordam com esta análise que tem muito embasamento numa cultura local: na Europa e nos Estados Unidos, mulheres de elegância indiscutível se recusam a tirar a cutícula das unhas. 

Produtos para tratar e embelezar as cutículas

Se o apreço pelos alicates varia de acordo com a nacionalidade da cliente, o perigo da transmissão das hepatites B e C - doenças graves - atravessa todas as fronteiras. "Existe a chance. Então, o melhor é prevenir do que ter que remediar depois", afirma Paulo Olzon, infectologista e chefe da disciplina de clínica médica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "Há manicures e manicures. E não há fiscalização [nos salões de beleza] como em consultórios dentários e outras situações em que são utilizados instrumentos cirúrgicos. Por isso, o melhor é ter o seu próprio alicate. Sempre.", alerta.

Unhas bonitas e com cutícula
É de grande importância ressaltar que as cutículas não estão presentes nas unhas apenas para dar um trabalho a mais para as mulheres, isto é, as cutículas possuem uma função. Como principal finalidade, as cutículas têm a tarefa de aderir à unha e proteger a matriz ungueal, a qual é uma região da pele que não faz parte da unha, um anexo da pele que protege a unha contra infecções, micoses e danos que possam comprometer o crescimento das unhas.

Desta forma, a cutícula é um tecido que possui função, a sua remoção pode provocar alguns desconfortos, incluindo infecções, como paroníquia, a qual ocorre na junção entre a unha e a pele, verdadeiramente na região da cutícula, sendo desencadeada na maioria das vezes devido aos traumas causados pela remoção. Esta infecção deve ser tratada o quanto antes, pois além de causar dor, pode provocar danos à matriz ungueal, com sequelas como modificação da conformação da unha que pode ficar para sempre. Assim é interessante falar que é possível mudar seus hábitos, ou seja, caso você opte por não mais remover as cutículas, o indicado é que faça uma boa hidratação da região através de cremes e óleos, sendo que é possível encontrar no mercado de cosméticos diferentes produtos que prometem afinar as cutículas, já que em suas fórmulas há substâncias ácidas, como o ácido salicílico e queratolíticos, os quais quebram a queratina das cutículas. Após afinar, basta empurrá-las em direção à base da lúnula.

No entanto, caso você opte por continuar a remover as cutículas, saiba que é permitido, pois você as tirou até hoje, mas é válido ressaltar que seu organismo ficará mais exposto, mas alguns cuidados podem ser tomados para evitar danos mais sérios, como procurar apenas profissionais para remover as cutículas para assim evitar infecções, inchaço, cortes e lembrando, todos os equipamentos devem ser esterilizados e determinados materiais descartados.


Blogueiras que não tiram a cutícula

A G flores do blog Borboletas na Carteira conta em um post sobre como ela deixou de tirar cutícula e os cuidados que ela tem com suas unhas diariamente.

 Quem quiser conferir o post interiro clique neste link Tirar ou nao as cutículas?
  
As meninas do blog Mão feita não tiram a cutícula e são totalmente defensoras dessa prática.

Olhem essas fotos do blog delas com unhas lindas sem tirar as cutículas.
Keks

Leticia

Mell

Ira

Stella 

Bia 

Cami

A Jaque Joy do blog Unha Bonita também não tira suas cutículas e conta como tudo começou neste post
Como cuidar das cutículas e deixá-las impecáveis

Com certeza se ficar procurando vou descobrir vários outras que já não tiram mais suas cutículas.

E aí, após tudo isso, o que decidiram?

Beijos

Um comentário:

  1. Oi Le..
    Adorei as dicas viu.. estou tentando a algum tempo não tirar.. mas vira e mexe caio na tentação... agora com essas dicas quero ver se me livro de vez do alicate.. bjs e otima segunda pra vc!!

    ResponderExcluir

Adorei a visita, volte sempre!