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quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cuidados com exercícios no verão

Exibir um corpinho malhado na temporada de praia é uma boa pedida para o verão 2012. Mas, à medida que o calor aumenta, é preciso ficar atento aos cuidados com a prática de exercícios físicos ao ar livre ou na academia.

Isso porque é nessa época do ano que o organismo precisa de uma série de cuidados para que a maratona não cause danos à saúde. Em primeiro lugar, preste atenção aos sinais que alertam que você deve parar a atividade física: cansaço além do normal, intolerância ao esforço (você não consegue realizar o mesmo exercício que antes), cefaleia, tontura, vista turva e vômitos.

Se sentir algum desses sintomas, algo está fora de ordem. Pare, procure um médico para orientá-lo. Hoje em dia uma especialidade que ganha cada vez mais visibilidade é a Medicina do Exercício e do Esporte.

Outras dicas para que o exercício só faça bem:
- prefira praticar antes das 10 horas e no final da tarde, após 16 horas, principalmente se estiver debaixo de sol. Nunca se esqueça de usar protetor solar fator 30;
- as roupas devem ser leves. Existem tecidos próprios para a atividade física que não absorvem o calor. Boné e óculos também são importantes;
- mesmo no calor é preciso se aquecer: os cardiologistas dizem que o aquecimento é importante em qualquer temperatura. Antes de começar a correr, por exemplo, aqueça com uma caminhada de três minutos;
- o treino deve ser realizado sempre de acordo com o que foi estipulado pelo treinador ou o que você já está acostumada a fazer. Respeite sempre os limites do seu corpo;
- para os dias mais quentes, principalmente se o exercício for aeróbico (caminhada, corrida, bicicleta, futebol) tome bastante água antes, durante e depois da prática. Prefira beber a água de gole em gole. Se o exercício for muito intenso, pode também tomar isotônicos ou água de coco para repor os sais minerais;
- suar mais é sinal de que o organismo está bem, então relaxe e beba água para repor.  Se não suar, pode acontecer um superaquecimento, algo que traz efeitos colaterais ao organismo;
- nunca pratique atividade física sem comer nada antes. Prefira um pequeno lanche ou um almoço leve pelo menos duas horas antes. No verão, frutas e sucos naturais oferecem frutose, que confere energia para a atividade física, são boas fontes de água e de sais minerais. A melancia é a que tem características semelhantes a um isotônico e hidrata com perfeição;
- após a atividade física, consuma carboidratos (pão, macarrão, cereais), que repõem a energia para os músculos, e proteínas (carne, frango, peixe, ovo), que oferecem a base para o organismo construir os músculos.


Beijos

7 comentários:

  1. otimas dicas, devemos ter cuidados com nosso corpo, vamos que vamos , estamos juntas nessa.bjimmm

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  2. Oi Le!
    Feliz 2012!!! Que seja um ano bem mais magrinho pra todas nós!!
    Gostei das dicas! Hummmm melancia.... que vontade que me deu.... as daqui sao tao sem gosto... :(
    Bjinhos!

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  3. Oi, Lê!
    Realmente essa época temos que ter muito cuidado, pois o calor não dá trégua.
    Feliz 2012, amiga!
    Beijos e amei a mensagem!

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Adorei a visita, volte sempre!