Falta para meu peso ideal

falta para a segunda meta

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tarefa 36/42 Livro Pense Magro

BALANÇO DA QUINTA SEMANA DE TAREFAS
Semana 6 – Aprimore as HabilidadeS
Parabéns por completar as primeiras cinco semanas de “A dieta definitiva de Beck”.
Um longo caminho foi percorrido!
Agora você sabe o que fazer quando quer comer, mas sabe que não deveria.
Você tem demonstrado, cada vez mais, ser capaz de controlar sua alimentação, de decidir a melhor estratégia para comer e de se manter firme em seu planejamento alimentar independente de estar com fome, cheio de desejos de comer, procurando confortar- se, sendo pressionado para comer ou apenas sendo atraído por um alimento específico.
Nesta semana, você vai continuar aprimorando suas habilidades em terapia cognitiva.
Você vai aprender a continuar construindo sua autoconfiança ao reconhecer que emagreceu devido aos seus próprios esforços e por usar as novas técnicas comportamentais e cognitivas que adquiriu.
Você vai aprender agora a reduzir seu estresse geral e assim continuar tendo tempo e energia para fazer dieta.
Você vai aprender o que fazer quando seu peso atingir um platô e também como continuar a praticar exercícios. Além disso, você vai começar a seguir alguns passos para enriquecer sua vida a partir de agora, em vez de esperar até emagrecer.
E, por fim, você vai desenvolver um sistema que o fará lembrar-se destas estratégias por muito tempo.
Sua autoconfiança vai aumentar, seu estresse vai diminuir, sua vida vai ficar mais enriquecida e então, você reduzirá o risco de recaídas e aumentará as suas chances de sucesso duradouro.

Livro Pense Magro dia 36: Acredite em você.
Quando Brenda veio me consultar, ela precisava emagrecer mais de 57 quilos - e estava convencida de que nunca iria conseguir. Afinal, apesar de ter estado "fazendo dieta" por 35 anos, ela estava se tornando mais pesada do que leve. Sentia que estava condenada a repetir eternamente o círculo vicioso de quebrar a dieta e em seguida comer descontroladamente.
"Eu não sou o tipo de pessoa que consegue emagrecer”, ela me disse.
Continuava cética quanto ao fato de eu poder ajudá-la, mesmo depois que descrevi as estratégias comportamentais e cognitivas que iria lhe ensinar. Mas, Brenda disse que estava disposta a tentar.
Conforme iam passando as semanas, Brenda emagrecia, devagar, porém constantemente, mas permanecia cética. Depois de emagrecer 4,5 quilos, ela me disse: “Isto não vai durar”.
Depois de emagrecer 9 quilos, estava confusa: “Eu vejo na balança que emagreci bastante e sei que estou perdendo minhas roupas, mas simplesmente isso não me parece real”.
Depois que emagreceu 13,5 quilos, ela ficou muito confusa. As evidências de que ela estava emagrecendo eram inegáveis, mas assim mesmo Brenda duvidava de si mesma: “Tudo bem, eu sei que emagreci, mas não sei como isso aconteceu”, me dizia. “Isso tudo é simplesmente um puro acaso”.
Depois de emagrecer 18 quilos, ela pensou que havia encontrado a resposta: “Estou 18 quilos mais magra, mas é apenas porque você está me ajudando”. Lembrei a Brenda que, embora eu tenha certamente lhe ensinado ferramentas de terapia cognitiva, ela é que as estava usando de forma constante. Isso explicava o sucesso de seu emagrecimento.
Intelectualmente, ela compreendeu a explicação, mas, em nível mais profundo, isso não se adequava à visão que tinha de si mesma, como uma pessoa totalmente incapaz de emagrecer.
Para que Brenda continuasse a progredir, eu sabia que ela precisava parar de duvidar de si mesma.
Talvez você também precise.
Depois de cinco semanas fazendo este programa, você pode estar em dúvida - como a maioria das pessoas que atendi - sobre sua capacidade para continuar emagrecendo.
É neste momento que você pode pensar: “É puro acaso. Amanhã eu vou acordar e terei engordado tudo de novo. Eu não sou diferente de quando tentei emagrecer da última vez”.
Mas você está diferente. Você agora adquiriu habilidades que não tinha, aprendeu a usá-las de forma constante e bem-sucedida. Seu emagrecimento não é um puro acaso. Seu progresso não vai desaparecer enquanto você estiver praticando essas habilidades.
Para modificar sua percepção de alguém que não conseguia emagrecer para alguém que consegue, Brenda leu o seguinte Cartão de Enfrentamento, todos os dias, durante várias semanas.
Use-o para criar o seu próprio cartão:
Acredite em Você!
Estou emagrecendo porque aprendi como fazer isso. Hoje eu sei:
1. O que preciso fazer (p.ex., planejar minha alimentação, comer devagar, sentar para comer e usar estratégias antidesejos). 2. O que tenho que me lembrar (p.ex., fome e desejos nunca são emergências, NÃO TENHO ESCOLHA e Paciência). 3. Como me motivar (obtendo apoio, lendo meu Cartão de Enfrentamento das Vantagens, elogiando-me todos os dias). 4. Como me manter honesta (relatar minha alteração de peso ao técnico de dieta).

SEJA MAIS AUTOCONFIANTE
Lembre-se de você há cinco semanas antes, antes de começar este programa.
Se for difícil fazer isso, pense em você durante as férias ou durante eventos especiais que ocorreram naquela época.
Em particular, dê uma olhada nas mudanças em seu comportamento.
Antes de iniciar este programa:
  •  Com que frequencia você comia de pé?
  • Com que frequencia você comia distraidamente?
  • Com que frequencia você comia muito depressa? 
  • Com que frequencia você planejava com antecedência o que ia comer?
  • Com que frequencia você comia exageradamente ou comia por razões emocionais?
  • Com que frequencia se criticava e se sentia desmoralizado pelo que comia?
  • Com que frequencia você faz essas coisas hoje em dia?
Agora olhe para as mudanças em seu pensamento. Antes de iniciar este programa :
  • Com que frequencia você se enganava?
(“Não tem importância comer exageradamente desta vez”.
“Comer farelos de bolacha não contam calorias”.
“Eu não me divirto se não comer o que quero”.
“Tudo bem comer essas coisas já que estou chateado”.
“Sai da dieta, portanto, vou continuar comendo o que quiser por hoje”).
  • Com que frequencia você se questionou sobre injustiça?
(“É injusto não poder comer como os outros”.
“É injusto não poder comer tudo que quero”.
“Não é justo ter que fazer dieta”.)
  •  Com que frequencia você permitiu que as opiniões dos outros se interpusessem em seu caminho, dificultando seu desempenho naquilo que era preciso fazer?
(“Não posso ser inconveniente com as pessoas”.
“Preciso fazê-los feliz”.
“Não posso recusar as comidas que eles me oferecem”).
  • Com que frequencia esses pensamentos passam pela sua cabeça hoje e como você os tem desafiado?
É muito importante levar sempre em conta o que você aprendeu e o progresso que alcançou.
É preciso reconhecer que o seu emagrecimento se deu por causa dos seus esforços.
Você é capaz de fazer isto continuar acontecendo.
Reforce esta idéia escrevendo em seu caderno de dieta como você está diferente, exatamente do jeito que Brenda fez.

Em que você está pensando?
Você é como Brenda?
Algumas vezes, você duvida de sua capacidade para continuar progredindo?
Se assim for, é importante responder aos seus pensamentos sabotadores.
Talvez eles sejam parecidos com estes.
Faça Cartões de Enfrentamento para os que você achar que pode precisar.

 COMPROMETA-SE POR ESCRITO:
Antes de começar este programa eu não era capaz de:
Não comer por impulso.Dizer a mim mesma posso esperar, não está na hora ainda. Comer sentada todas as vezes, comer mastigando bem devagar. Reconhecer meus pensamentos sabotadores. 
Ainda estou lutando muito comigo mesma, ainda não consigo comer doce sem desencadear uma compulsão, ou comidas muito calóricas com muito queijo e molho...como lasanha, macarronada, pastel... Não consigo comer esses alimentos em pequenas porções e sem repetir. Tem alimentos que simplesmente vou ter de comer raramente ou não vou emagrecer, ou pior irei engordar de novo. E isso não quero.

2 comentários:

  1. Olá amiga!!
    Sddes!! Fico feliz em ver que está bem!!! Uma excelente semana pra vc!! Que Deus abençoe vc e tua família!!!

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  2. Oie..

    Tenho acompanhado seu blog..vc tem conseguido emagrecer com ajuda do livro?

    Tenho muita vontade de comprar...mais tenho receio de ser mais teoria pra encher minha mente...

    beijão!

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Adorei a visita, volte sempre!