Falta para meu peso ideal

falta para a segunda meta


domingo, 26 de junho de 2011

Evite o desperdício e aprenda com aproveitar melhor os alimentos

Você sabia que muitos alimentos que consumimos no dia-a-dia quando sobram não precisam ser jogados no lixo? Pelo contrário! - muitos destes alimentos podem ser reaproveitados em receitas.
Mas antes de reaproveitá-los veja o prazo de validade, observe bem os alimentos antes de usá-los novamente e nunca se esqueça de guardá-los na geladeira para que eles não estraguem facilmente. O cheiro pode ajudar a determinar o estado da conservação dos alimentos.

Confira o que pode ser feito com alguns alimentos:
  • Arroz – Sabe aquele arroz que sobrou na panela? Então, com ele pode ser feito bolinhos de arroz. E também reutilizar fazendo arroz de forno ou até mesmo risotos.
  • Feijão – O feijão é o mesmo passo que o arroz, quando sobra pode render diversos pratos com o tutu, feijão tropeiro, virado, sopa de feijão e bolinhos.
  • Frango – O frango pode ser reutilizado em tortas, pizzas, risotos e bolos salgados. Desfie a carne e tempere com criatividade! Geralmente, fazemos picadinho de carne, né? Mas experimente um picadinho de frango, temperado com shoyu, para dar um ar de comida oriental.
  • Carne Moída – Pode ser reutilizada em croquetes, molhos bolonhesa, recheio de panqueca e bolo salgado. Se a quantidade que sobrou não for muita, você pode reutilizar para reforçar o sabor de um ensopado. Você pode ainda continuar com a idéia de carne moída, mas fazer um refogado mais robusto. Acrescente tiras de bacon ou calabresa em rodelas, legumes picados, milho, ervilhas e lascas de cebola. E uma dica especial: para dar um sabor extra, acrescente a essa mistura um copo de requeijão cremoso (não é o catupiry, é aquele requeijão de café da manhã). Você vai ver que não vai sobrar mais nada.
  • Frutas – Frutas maduras não precisam apodrecer na fruteira. Com elas podemos fazer doces, sucos, vitaminas, geléias e bolos. E claro, sempre lembrando que salada de fruta é uma das sobremesas mais gostosas que existem!
  • Leite – Leite talhado? Não! Não precisar jogar fora, com ele pode ser feito um delicioso doce de leite.
  • Talos de verduras: podem ser utilizados em refogados e sopas. Muitos talos também são usados como ingredientes de tortas ou em farofas.
  • Carnes assadas: podem ser desfiadas e virar recheios, molhos e sopas. Experimente fazer um strogonoff diferente, que vai ter aquele toque defumado e faz rendera carne. Carnes assadas também podem ser reutilizadas em farofas.
  • Pão duro: você pode bater no liquidificador e ele virará uma farinha de rosca muito gostosa! Nem é preciso falar de torradas, né? Mas para fugir da torrada tradicional, experimente levar o pão duro ao forno com uma pasta de alho por cima ou mesmo com requeijão cremoso e orégano. Você também pode improvisar uma bruschetta, com tomate, queijo e orégano.
Lembrando que não são só esses alimentos citados que podem ser reutilizados, basta se informar e ter criatividade.
Com o reaproveitamento dos alimentos você economiza 20% no mês. Muitas pessoas não sabem disto e acabam jogando no lixo, o que pode ser reaproveitado em sopas, bifes, bolinhos, sucos e doces, então não desperdice!
Temos que ter consciência e é tão simples. Existem diversas receitas de sobras que fazem bem a saúde. O objetivo é viver melhor ter saúde e bem estar, como diz a filosofia japonesa “Nós somos o que comemos”.

6 comentários:

  1. Oi, linda! Minha primeira vez aqui no seu cantinho e eu a-do-rei o desenho da mulher no seu peso, emagrecendo e depois no seu objetivo! Achei super legal! Foi você quem fez? Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. oi querida. eu sempre reaproveito o pão duro fazendo torrada. o duro que como tudo, amo torrada...kkkk...ah! vc ganhou dois selinhos lá no meu blog tá? espero que goste. bj

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA AMIGA!

    AMEI AS DICAS, SE BEM QUE JÁ FAÇO TUDO ISSO, MAIS É SEMPRE BOM LEMBRAR!!

    OBRIGADA PELO SELINHO, AMEI

    UM GRANDE ABRAÇO, BJOS

    ResponderExcluir
  4. oi Le quanta dica legal, a gente sempre esquece algumas coisas, vou anotar, gosto de reutilizar sempre... bjs e obrigado pelo carinho...

    ResponderExcluir
  5. oi amiga. que bom que gostou do selinho. bj

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga!!!
    Saudades!!!LIga não, ainda to me acostumando sem teu desafio kkk`Parece que tá faltando algo kk
    Bjos!!! Mt coragem e determinação!!!

    ResponderExcluir

Adorei a visita, volte sempre!