Falta para meu peso ideal

falta para a segunda meta


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cuidados com as unhas

Unhas podem dar sinais sobre a saúde do seu corpo 

     Ao contrário do que muitos podem pensar, as unhas não são apenas um complemento do corpo que tem como principal função proteger as pontas dos dedos ou aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos. Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, o que poucas pessoas sabem é que as unhas podem revelar o seu estado de saúde.

    Os motivos pelos quais as unhas se enfraquecem são muitos, os mais comuns são: problemas de metabolismo, alergia, anemia ou deficiência de cálcio ou outros nutrientes essenciais. Porém, não só os problemas internos podem fazer com que as unhas se enfraqueçam. Pessoas que se expõem por muito tempo ao sol ou usam detergentes e outros produtos de limpeza, também estão colocando em risco a saúde de suas unhas. O uso de esmaltes de má qualidade também pode contribuir para esse problema.


Cuidados com as unhas


Dicas para cuidar das unhas:

- Dieta Balanceada
     Um fator crucial para que suas unhas sejam fortes é alimentação. Para ter ma boa alimentação, você deve ingerir diariamente a quantidade certa de nutrientes que são necessárias para sua idade e estrutura corpórea.
     O cálcio é um ótimo aliado, pois ele fortalece e dá consistência às unhas, dessa forma, tome muito leite e coma seus derivados, sem contar os frutos do mar, eles contém grande quantidade de cálcio. O ferro é outro nutriente que contribui bastante para a beleza de suas mãos, ele pode ser encontrado nos vegetais de folhas escuras como o espinafre, a rúcula e o almeirão, ele é encontrado também nas frutas vermelhas e no figado bovino.
     Mantenha uma alimentação balanceada, rica em proteínas, sais minerais e vitaminas A e B. Dietas constantes e pouca variação de alimentos comprometem a saúde das unhas.

- Hábitos
Deixe de roer as unhas, pois o hábito acaba com a força delas e ainda abre caminho para infecções. O hábito cria um terreno úmido e favorece infecções. Pode favorecer o crescimento irregular da unha.

- Proteção
    Se fizer trabalhos manuais como jardinagem use luvas para proteger as unhas. 
    Sempre que for mexer com produtos ou substâncias químicas proteja as unhas com luvas, esse produtos podem manchá-las. É indicado usar um creme especial para essa área do corpo.

- Cuidados
    Mantenha as unhas limpas. Embaixo delas podem se depositar bactérias e outros organismos
    Evite mexer em unhas encravadas, especialmente se já estiverem infectadas. Mudanças na unha podem sinalizar um problema de saúde. Notando alterações como bordas desfolhando ou quebrando, manchas, descolamento ou espessamento da unha, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

- Na cozinha
    Não deixe as unhas mergulhadas por muito tempo na água, pois elas costumam enfraquecer. Tome cuidado com o detergente, pois sua química é poderosa e machuca as mãos

- Manicure
     Tenha muito zelo com a manicure e vá uma vez por semana, no máximo. O melhor seria de duas em duas semanas e, no intervalo, deixar as unhas respirarem, sem esmalte, pelo menos 24 horas
Cutícula
     Remova a cutícula com delicadeza, evite tirar as cutículas totalmente, remova somente o excesso, pois estas finas membranas funcionam como proteção da base das unhas. Sua remoção pode provocar infecções causadas por bactérias e fungos.
Corte
    As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo e evitar que encravem.
    Use sempre a lixa. O uso de tesouras faz com elas se lasquem com mais facilidade. Escolha as mais simples, de papelão, às metálicas podem também rachar e estragar as pontas. Lixe-as da borda de dentro para a de fora.
Esmalte
     Certifique-se de que é de boa qualidade. Assegure-se de que a camada do esmalte esta seca antes de passar a próxima, pois se não fizer isso, o esmalte pode ficar manchado.
     Deixe de usar esmaltes durante 1 semana por mês, usando um hidratante com uréia neste período, ajuda a evitar o ressecamento e desfolhamento das unhas.
Estética
     Não abuse das unhas postiças, pois a resina usada para colá-las pode ser tóxica para a unha verdadeira.

Retirado do blog Passaneura da Tatiane

 
    Resolvi fazer um tutorial básico, de como faço as minhas unhas e o principal fator do tutorial é como que faço para que meu esmalte dure uma semana sem lascar demais (isso lavando louça e mexendo com água o tempo).

O que você vai precisar:
Lixa
Alicate de cutículas
Amolecedor de cutículas
Algodão
Borrifador de água
Espátula de unha
Acetona
Base preparadora da cor (colorama)
Esmalte de sua preferência
Base transparente sem ser hipoalérgica
Cobertura intensificadora da cor (colorama)
Óleo secante

Fotos – amolecedor de cutículas, bases e óleo secante:


ps: este tutorial serve para qualquer pessoa. Se você for alérgica a esmaltes substitua a base comum por uma da linha hipoalérgica.

Passo-a-passo com fotos:
(clique nas imagens para visualização HQ)

1) Lixar as unhas – reparem na quantidade de cutículas acumuladas em uma semana.


2) Aplique o amolecedor de cutículas como na foto – pode ser qualquer marca, usei da Skafe que depois renderá em uma resenha – mas pode ser qualquer um, eu, por exemplo, tenho umas 4 marcas diferentes aqui.


3) Separe pedaços finos de algodão e faça com que eles fiquem presos no amolecedor de cutículas, como mostrado na foto:


4) Borrife água sobre o algodão até que fique bem molhado e deixe agir por uns 5 minutos:


5) Agora você irá retirar o algodão molhado da respectiva unha que for remover a cutícula com o alicate, ou seja, mantenha as outras unhas com o algodão, apenas retire quando for trabalhar nela.


6) Com uma espátula de unhas você irá afastar levemente a cutícula:


7) Retire o excesso de cutícula com o alicate. Atenção, não retire muito, para que não haja lesões.

8) Após retirar o excesso de cutícula de todas as unhas, você irá umedecer um algodão com acetona e passar em todas elas, para que assim não fique resíduo algum do amolecedor de cutículas.


9) Passe uma camada de base preparadora da cor – ela deixa a unha com uma textura mais áspera, fazendo com que o esmalte fixe melhor na unha:


10) Passe o esmalte de sua preferência, e em cada camada que passar retire à pontinha, desta forma a durabilidade do esmalte é maior:



11) Passe uma camada de base sem ser hipoalérgica.

12) Passe uma camada de intensificador de cor.

13) Passe óleo secante.

Essa técnica de amolecer a cutícula com o algodão molhado, já é utilizada em diversos salões aqui do Rio de Janeiro e já houve até reportagem no G1 sobre o assunto. Eu uso há muito tempo e acho bem legal, é muito melhor do que deixar as mãos e os pés dentro d’agua.

Esta solução que encontrei para deixar o esmalte mais “durável”, surgiu quando notei que após a retirada dos componentes que causavam alergia, os esmaltes ficaram mais fracos e lascavam com uma facilidade maior. Então pensei em passar uma base comum para finalizar o processo, como uma forma de selar o esmalte mesmo. Já a base intensificadora serve para dar um brilho extra e proteger ainda mais o esmalte.
Ao decorrer da semana você pode reaplicar a base intensificadora, para dar uma nova cobertura e aumentar a resistência e o brilho do esmalte, após o desgaste do dia-a-dia.

Esta é uma foto das minhas unhas após oito dias de tê-las feito, isto porque não reapliquei o intensificador durante a semana, pois esqueci:


Para encontrar uma base comum é só ir a uma loja de cosméticos e comprar bases para manicure, de frascos de 100 ml ou procurar alguma base de uma marca que não seja hipoalérgica.
———————————————————-
Atenção: quando o esmalte for muito espesso a você passar mais de duas camadas, espere o esmalte dar uma leve secada para aplicar a base, para evitar “riscos” no esmalte! Nestes casos, para que o esmalte não fique muito “grosso” passe a base intensificadora apenas na manutenção semanal da unha, quando o esmalte estiver perdendo a textura original.


Vamos deixar as unhas lindas

0 comentários:

Postar um comentário

Adorei a visita, volte sempre!