Falta para meu peso ideal

falta para a segunda meta


terça-feira, 3 de maio de 2011

Conversas ... A importância de se anotar tudo o que come.

   Conversando por e-mail com a Patrícia do blog Balão! Fui lá e venci! pensei em fazer essa postagem, para falar da importância de anotar tudo o que se come.

   Na nossa conversa ela escreveu que estava entrando no ritmo, já está descobrindo o que causa mau estar, e o que dificulta a alimentação, como o trigo. Mas tem andado com carência de vitaminas, e que não é só através das frutas e vegetais que podemos nos recarregar de vitaminas e minerais, as vezes é preciso um suplemento vitamínico, principalmente quando aumentamos a malhação...


   Pensei em postar sobre isso pois só depois que comecei anotar tudo que como que percebi  por exemplo  que sempre que comia alguns tipos de salada crua passava o resto do dia com mal estar e dor de cabeça, agora só como os vegetais que podem ser refogados, couve, couve-flor, brócules, repolho e legumes cozidos. E que carne vermelha também não me cai bem. Assim minha mão descobriu que tem inttolêrância a lactose e carne vermelha.

   Anotando o que come nós conseguimos perceber como nosso organismo reage a determinados alimentos.
E isso é muito importante para mantermos nosso corpo saudável e para sentir bem estar.

   Na realidade a maioria de nós come 1,5 ou 2 vezes mais do que pensa. A única maneira de ter certeza das calorias consumidas é anotar toda comida que ingerimos, ao menos por um curto tempo. Isso significa que temos que anotar as balinhas de menta, o pedaçinho de bolo de aniversário da semana passada, etc.
   Um estudo da revista Journal of Preventive Medicine mostra que os voluntários perderam o dobro do peso quando anotavam suas refeições em um diário alimentar. Um pesquisador acharia esse fato brilhante, uma pessoa comum acha que isso soa bobo. Mas, por um curto período de tempo, nós temos que pensar como o cientista.

   Seguir o que comemos, ao menos por algumas semanas, pode nos ajudar a ver os horários de risco em que ficamos, mas susceptíveis a comer besteiras e nos permite inserir estratégias ou snacks para nos fazer passar estes horários. Também é bem possível que irá ajudar a cortar as coisas ruins que comemos.
   Comer um biscoito é uma coisa, mas anotar o biscoito é outra completamente diferente. Na realidade, uma brilhante estratégia para evitar doces é escrever quais as comidas que estamos desejando e esperar dez minutos antes de comê-las. Na maioria das vezes nós conseguidos dizer “não” com mais facilidade quando damos um tempo para ver e pensar sobre a decisão.

Um diário alimentar dá a segurança que não permitiremos que nossas memórias seletivas sabotem nossos objetivos de emagrecer. Fica mais fácil fazer valer a "lei da compensação" (se comi algo com um certo exagero, compenso na outra refeição!), e além do mais vc acaba se auto avaliando e fica mais difícil se auto boicotar...
____________________________________________________












 

8 comentários:

  1. Amiga, adorei o post de hoje, realmente eu precisava ser mais rigorosa comigo, ando comendo mais do que preciso.
    Bjsssss e otima semana

    ResponderExcluir
  2. oi lê gostei muito do post, as vezes dá uma preguiça anotar tudo, mas é muito importante.
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Ola Le ...

    Realmente anotar as coisas que comemos faz com que agente perceba o quanto estamos comendo a mais e sem necessidade, e por este motivo tenho que ser mais exigente comigo em relação a anotar .
    Amei a sua postagem
    Bjinhus Re

    ResponderExcluir
  4. Desde o início eu anoto no meu caderninho, principalmente quando enfio o pé na jaca, pois assim vejo o quanto eu comi desnecessáriamente ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. oi Le, legal teu pot, me lembrou algo que li recentemente, que quando comemos algo que temos intolerância, que é diferente de alergia) já que não morreremos por causa disso mas não produzimos enzimas que quebrem esse alimentos, a gente cria um processo inflamatório no nosso organismo, que faz com que retemos líquido, inchamos e aumentamos de peso, pois ele tem que lutar pra se desintoxicar, eu tb não me dou bem com leite integral e carne vermelha tô comendo bem pouco, mas anotando a gente percebe mesmo isso, bjão e boa quarta feira pra gente...

    ResponderExcluir
  6. Oi Lê... vim te visitar e adorei que o teu post, eu tenho o hábito de anotar e depois passo marca texto nos alimentos que eu poderia ficar sem comer, isso me ajuda bastante a me policiar.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá querida, as inscrições para nova fase estão para começar!

    Acompanhe o blog.

    Beeeeeeijos

    Bruna
    http://65em2011.blogspot.com/
    http://desafiodasestacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho meu diário alimentar e descobri que meu metabolismo é muito lento, mesmo comendo 1.200 calorias por dia e mesmo assim preciso malhar pra perder graminhas.
    Bjs

    ResponderExcluir

Adorei a visita, volte sempre!