Falta para meu peso ideal

falta para a segunda meta


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cuidados com o corpo

TPM: aprenda a amenizar os sintomas com a alimentação

Foto: Reprodução
Vira e mexe a gente volta nesse assunto, afinal de contas, se você ainda não optou por um método de contracepção contínua, com certeza deve sofrer muito com os sintomas da TPM – Tensão Pré Menstrual. Então, sempre é bom repassar algumas dicas e verificar o que há de novidade nessa área, não é mesmo? Há mulheres, inclusive, que relatam os sintomas antes, durante e depois da menstruação. É um verdadeiro “martírio”!
Para você ser realmente Divina, como é a proposta do blog, deve fazer de tudo para ter menos desconforto. Hoje, vamos abordar como a alimentação pode melhorar os sintomas e fazê-la viver melhor.
Só para relembrar, a TPM nos deixa irritadas. Nestes dias a gente fica também mais suscetível a apresentar ansiedade, mau humor, dores de cabeça, inchaço, cansaço e alterações de concentração. A seguir, saiba o que colocar – ou evitar – no prato para atacar os sintomas da TPM.
Desequilíbrio hormonal - O ômega-3, presente em nozes e outras frutas oleaginosas, ajuda a regularizar o desequilíbrio hormonal característico do período menstrual.  Para amenizar outros sintomas desagradáveis da TPM, nutricionistas recomendam consumir alimentos ricos em vitamina B6. Aumente a ingestão de peixes, frango, carne de porco, fígado e ovos. A vitamina B6 ainda pode ser encontrada nos cereais integrais, feijões, soja, amendoim e nozes.
Dores de cabeça – Mineral perdido em maior quantidade durante a TPM, o magnésio é grande aliado para aliviar dores de cabeça. Em combinação com a vitamina B6, o mineral melhora a qualidade do sono, ameniza a irritabilidade, regula o ciclo menstrual e a sua duração. Carne vermelha, frutos do mar, vegetais verdes e laticínios em geral são boas fontes de magnésio. É bom também evitar o excesso de cafeína e o consumo de embutidos e defumados, como salames, presuntos e salsichas. Abra mão de bebidas alcoólicas, que podem causar desidratação e provocar alterações na glicose sanguínea, piorando os quadros de dor de cabeça.
Retenção de líquidos - Não consuma alimentos que causem retenção de líquidos, como excesso de sal e molhos condimentados (catchup, molho inglês, shoyu, entre outros). A melancia, além de altas doses de magnésio, concentra muita água, que ajuda na diminuição do inchaço.
Prisão de ventre – Nesse período é recomendável trocar todos os carboidratos refinados por versões integrais. O alto teor de fibras destes alimentos vai evitar a prisão de ventre e os desconfortos gastrointestinais que se acentuam com a TPM. Aumente a ingestão de carboidratos complexos, como cereais, pães e arroz integral, aveia e tubérculos, como beterraba, cenoura, nabo, batata, inhame e mandioca.

Vou seguir essas dicas na próxima TPM pra ver se melhora, e a balança desce....

Um comentário:

Adorei a visita, volte sempre!