Falta para meu peso ideal

falta para a segunda meta


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cuidados com o Corpo Durante o Carnaval

O carnaval é uma festa comemorada em todo o país. São dias de muita alegria e agitação ,nos festejos do Carnaval, os foliões abusam na produção do look, no consumo de bebidas, na alimentação e, muitas vezes, desconhecem os danos que os exageros podem causar. Diante disso, é preciso tomar certos cuidados. 

A época do carnaval está na estação mais quente do ano, o verão, isso deve ser fonte de algumas preocupações como:

Proteção para a pele:

- Aplicar protetor solar no corpo para prevenir queimaduras, insolação e câncer de pele;

Hidratação total

O conselho é antigo, mas não custa reforçar: beba muito líquido durante a folia para não desidratar o corpo, tome água mineral, sucos de frutas, água de coco e bebidas isotônicas, e tome cuidado com a procedência dos produtos.

Bebidas alcoólicas
Moderar o consumo de bebidas alcoólicas que ressecam a pele, dá sede, dor de cabeça, náuseas, hipertensão arterial, diarreia entre outros; 
O álcool costuma ser responsável por 50% das internações em pronto-atendimento de hospitais, causando danos ainda maiores em pessoas que não estão acostumadas a beber e que, nessa ocasião, exageram na dose.
"Se for beber, não consuma bebidas alcoólicas de estômago vazio, intercale a ingestão do álcool com doses de água ,sucos e refrigerantes. Dessa forma dá uma balanceada na glicose e não fica com aquela sensação péssima de quem bebeu demais"

Cardápio do dia

Para garantir a energia do corpo, prefira os alimentos ricos em carboidratos. "É o caso de bolachas, pães e torradas integrais e barras de cereal, também ricos em fibra. Para prevenir a prisão de ventre; saladas com muitas verduras e legumes, de preferência crus para ajudar na reposição de água e outros nutrientes; e bastante frutas, que ajudam na digestão e repõem vitaminas e outros. O melhor é evitar alimentos gordurosos e frituras, que prejudicam a digestão e provocam sono, o que é péssimo para quem vai desfilar ou acompanhar o trio elétrico",

Para quem vai participar da festa
Cuidados básicos para curtir o carnaval


Quem vai passar o feriado se divertindo no sambódromo, atrás de um trio elétrico, na rua ou no salão não pode esquecer alguns cuidados importantes com o corpo.

Dicas para você se divertir e manter a saúde intacta.

Samba no pé

Normalmente muitas pessoas que pulam carnaval não fazem nenhuma atividade física durante o decorrer do ano e o organismo não é preparado para um ritmo mais acelerado. Essas pessoas precisam de mais cuidados, pois o exagero na hora da folia pode causar problemas.
Antes de cair na folia, faça alguns exercícios de alongamento e relaxamento para evitar distensões e outras complicações mais graves.
Sambar é bom, a descontração é geral e a adrenalina vai lá em cima. Horas de folia resultam em pernas cansadas e pés esmigalhados. "Sempre que sentir a perna cansada, o ideal é procurar um espaço para relaxar. Apoiar as pernas em uma parede por cerca de meia hora, estendendo-as para cima, é um ótimo remédio", explica o preparador físico Eduardo Magalhães.

É importante ainda não ficar muito tempo parado em pé ou sentado, para manter a boa circulação do sangue. "As ‘batatas das pernas’ funcionam como um coração, ajudando o sangue a retornar dos pés. Com estes cuidados, as pernas vão agüentar mais facilmente a maratona carnavalesca", diz Magalhães.

Cardápio do dia

Para garantir a energia do corpo, prefira os alimentos ricos em carboidratos. "É o caso de bolachas, pães e torradas integrais e barras de cereal, também ricos em fibra. O melhor é evitar alimentos gordurosos e frituras, que prejudicam a digestão e provocam sono, o que é péssimo para quem vai desfilar ou acompanhar o trio elétrico", afirma Fernanda.

Roupas

Para ter força até o último dia de animação é indicado que seja usado roupas não sintéticas para facilitar a transpiração, calçados confortáveis e destinar boas horas para o repouso. "Esta é a chance, de quem passa perto ou longe da folia, de dar o pontapé inicial na malhação", afirma Eduardo Magalhães.

Tomar cuidado com máscaras ou outros acessórios que podem dificultar a respiração, pois pode trazer fadiga;

Ficar atento a penas e plumas, pois podem provocar alergia respiratória;

Maquiagem
A maquiagem deve ser usada com moderação, pois pode causar alergia, irritação na pele, infecções nas pálpebras, lesões nas córneas, dermatite de contato, descamação da pele, bolhas, pruridos entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário

Adorei a visita, volte sempre!